Páginas

terça-feira, 29 de junho de 2010

E se eu vivesse amanhã?

Se eu soubesse que iria morrer nesses próximos anos (e eu falo dos 10 mais próximos com extremo pavor de que as palavras tenham algum poder de vaticínio), seguramente faria muitas coisas diferentes. Você também, provavelmente... Agora, pergunto-nos: sabendo que posso morrer a qualquer momento (inclusive agora), por que não começo a fazer diferente a partir de hoje? Tranquilizo a família e os amigos garantindo não estar com nenhuma doença grave e nem com insights de tirar-me a vida. É que vez por outra me sopram pensamentos de que é possível que eu esteja fazendo tudo errado, na vã ilusão de querer fazer tudo certo. Não sei se todo mundo é assim.

Se eu morresse amanhã, iria me arrepender profundamente de ter decorado toda a tabela periódica nas aulas de química. Também não teria valido a pena ter trabalhado tanto. Eu poderia colocar isso em meu epitáfio, que teria: não descansei em paz! Eu gostaria de ter pedido algumas desculpas, pelos deslizes que andei cometendo com as pessoas durante os anos que vivi. Se eu morresse amanhã, também perdoaria a todos. Você que me lê, se acha que me deve alguma desculpa, sinta-se prontamente desculpado.

De que valeria ter me estressado no trânsito, ter deixado de comer o que eu queria, de ter perdido encontro com amigos por conta de trabalho, de ter furado algum sinal porque iria me atrasar para alguma reunião, de não ter tido paciência com algumas pessoas, de não ter usado aquela calça colorida, de não ter aprendido a tocar violão? Se eu soubesse que iria morrer amanhã, também não teria economizado tanto para o futuro. Se meu futuro é apenas meu presente, para que tantas provisões? Teria gasto tudinho em viagens. E é o que vou fazer agora, viu? Mas não tudo, porque não tenho certeza de se irei viver ou morrer amanhã. Vou ter que viver na medida da parcimônia.

E você, o que faria se só lhe restassem mais alguns anos de vida?

Um comentário:

  1. O primeiro comentário ,nessa nova fase de "blogueira" que espero seja de pré-escritora, é meu: ótimo texto!

    ResponderExcluir